Lula recepciona os primeiros brasileiros repatriados da nova fronteira de guerra iniciada por Israel, no Líbano, em Guarulhos (SP). (Foto: Reprodução / “Canal Gov”)

Lula recebe brasileiros repatriados do Líbano

Chegada do primeiro voo de repatriação dos 229 libaneses fugindo da nova batalha campal e aérea promovida pelo governo sionista de Benjamin Netanyaho aconteceu às 10h25 na base aérea de Guarulhos (SP).

 

Por Humberto Azevedo

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu os primeiros 229 repatriados brasileiros do Líbano, que foram trazidos de volta ao Brasil pela operação “raízes do cedro”.

 

A aeronave “KC-30” da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 10 horas e 25 minutos, pelo horário de Brasília (DF), na base aérea de Guarulhos (SP). Os 229 repatriados eram cidadãos brasileiros que viviam no Líbano, onde aproximadamente existe uma das mais numerosas comunidades brasileiras no exterior.

 

Cerca de um pouco mais de 21 mil brasileiros vivem naquele país do Oriente Médio. Outros quase três mil brasileiros já manifestaram interesse em deixar o território libanês e retornar ao Brasil para fugir da nova guerra campal e aérea promovida pelo governo sionista de Benjamin Netanyahu, de Israel.

 

A ideia é realizar novos voos dentro da operação “raízes do cedro”, mas devido a grande quantidade de viagens que precisariam ser feitas – isso precisa estar alinhado com momentos de pausa no conflito, ao mesmo tempo de uma articulação tanto do governo libanês, quanto com o governo israelense.

 

Além dos 229 brasileiros repatriados, três animais domésticos também fizeram parte da comitiva realizada em conjunto pelo Ministério da Defesa e das Relações Exteriores, junto com a FAB.

 

O voo, que decolou de Beirute – capital libanesa – às 13 horas e 18 minutos deste último sábado, 5 de outubro, fez uma escala em Lisboa, capital de Portugal, às 23 horas e 56 minutos, no horário de Brasília, ainda no sábado, com destino à base aérea de São Paulo. A viagem teve uma duração de mais de 10 horas.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE