Aeronave da FAB para repatriar primeiros brasileiros do Líbano já está a caminho
Às 9h20 no horário de Brasília, o avião “KC-30” fez uma escala em Portugal para reabastecimento e seguir viagem até Beirute.
Por Humberto Azevedo
A aeronave “KC-30” da Força Aérea Brasileira (FAB) para iniciar o processo de repatriação dos mais de três mil brasileiros, que residem no Líbano, e já se manifestaram junto ao Itamaraty interesse em serem repatriados, já está a caminho de Beirute – capital do Líbano – que desde a última semana passou a ser alvo de bombardeios e incursão terrestre pelas forças armadas de Israel com objetivo de tentar desmantelar o grupo político Hezbollah, que controla parte do território daquele país.
O avião da FAB fez uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento e seguir viagem até Beirute, às 9 horas e 20 minutos no horário de Brasília – 14h10 no horário português. A viagem faz parte da operação “raízes do cedro”, que inicialmente repatriará de 220 a 240 brasileiros neste primeiro voo, que saiu da base aérea do Galeão no Rio de Janeiro (RJ) às 00h47 já desta quarta-feira, 2 de outubro.
“A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação ‘raízes do cedro’, do governo federal, pousou em Lisboa, Portugal, às 14h10 (horário local) desta quarta-feira (02/10). O retorno do KC-30 ao Brasil estará condicionado à coordenações e protocolos adicionais”, informou o comando da Aeronáutica responsável pela operação.
VÍDEOS
Veja abaixo os vídeos da decolagem da aeronave que tem o objetivo de começar a trazer os primeiros brasileiros-libaneses de volta ao Brasil.