• Home
  • Destaque
  • Plenário começa análise de PEC que limita decisões monocráticas no STF 

Plenário começa análise de PEC que limita decisões monocráticas no STF 

Por João Pedro Marques com Andreza Nunes, Thalía Magalhães e Hulda Rode. 

Confira os destaques desta terça-feira, 24 de outubro, na Coluna Direto de Brasília. 

Plenário começa análise de PEC que limita decisões monocráticas no STF 

Foto: Pedro França/Agência Senado

O Plenário do Senado começa a analisar a Proposta de Emenda à Constituição que limita decisões monocráticas e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC é o primeiro item da pauta da sessão plenária desta terça-feira (24). Propostas de Emenda à Constituição exigem dois turnos de votação (o 1º tem cinco sessões de discussão enquanto que o 2º tem três). Decisão monocrática é aquela proferida por apenas um magistrado — em contraposição à decisão colegiada, que é tomada por um conjunto de magistrados. 

Debatedores pedem punição para autores de crime ambiental em Brumadinho 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu em audiência pública os impactos humanos e sociais da catástrofe de Brumadinho. A barragem da Mina do Córrego do Feijão, pertencente à Vale do Rio Doce, se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, matando 270 pessoas e deixando pelo menos três desaparecidas, soterradas sob lama tóxica. Os 12 milhões de metros cúbicos de dejeitos de mineração que também atingiram o Rio Paraopeba, matando grande extensão de fauna e flora. A audiência pública foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH. 

CPI das ONGs ouve lideranças agroindígenas de MT 

Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia faz audiência pública na terça-feira (24), para ouvir os caciques Graciano Aedzane Pronhopa e Arnaldo Tsererowe sobre o setor agroindígena. Os convites foram feitos em requerimentos do senador Mauro Carvalho Junior (União-MT). Os caciques são lideranças indígenas xavantes do estado de Mato Grosso, mas falarão à CPI representando tribos da etnia Haliti-Paresi. O presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), explicou que os Haliti-Paresi são responsáveis por uma experiência de sucesso na área do agronegócio sem a participação de ONGs. 

Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 

Foto: Divulgação/Depositphotos

 A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (24) a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. O evento está marcado para às 15 horas, no Salão Nobre, e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Promovido pela Comissão de Educação, o prêmio consiste na concessão de medalha e diploma de menção honrosa a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações que mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Câmara debate a incorporação de medicamentos para câncer de mama no SUS 

Foto: Divulgação/Depositphotos

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o Combate ao Câncer no Brasil realiza audiência pública nesta terça-feira (24) sobre a incorporação de medicamentos para tratar o câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A deputada Silvia Cristina (PL-RO) foi quem pediu o debate. Segundo ela, relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que o prazo médio entre a data da incorporação do remédio e a efetiva disponibilização para os pacientes foi de 624 dias. 

Relação entre Supremo e Congresso está pacificada, diz Barroso 

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso, disse que as relações entre os Poderes Legislativo e Judiciário estão “superpacificadas”. A declaração ocorre em um momento em que o texto da proposta de emenda à Constituição que limita os pedidos de vista e restringe as decisões monocráticas de ministros do STF está pronto para entrar na pauta do plenário do Senado.

Mapa sedia a abertura de programa de cooperação sobre segurança de alimentos

Foto: Divulgação/Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu no Mapa a vice-diretora, Lee Young, e integrantes do Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos (MFDS) da Coreia do Sul para a abertura da 2º Fase do Programa de Cooperação em Gestão de Segurança de Alimentos com Países da América Latina. O encontro proporcionou oportunidades de cooperação e aprimoramento das políticas relacionadas às exportações e importações de alimentos entre os dois países. 

Receita abre consulta ao primeiro lote residual de restituição do IR

Foto: Divulgação

Está disponível para consulta o primeiro lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao mês de outubro de 2023. O crédito bancário para 354.509 contribuintes será realizado em uma semana, no próximo dia 31, no valor total de R$ 643.259.756,29. O cronograma de lotes regulares do IRPF 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote, realizado em setembro de 2023. 

Presidente participa do lançamento do Projeto Sertão Vivo, do BNDES 

Foto: Divulgação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, lançaram nesta terça-feira (24), às 11h, em Brasília (DF), o “Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste”. A iniciativa pretende apoiar projetos de todos os estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. 

Plataforma do Desenrola renegociará dívidas de agricultores familiares

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Desenvolvida pelo Ministério da Fazenda e pela B3, a bolsa de valores brasileira, a plataforma usada para leiloar descontos no Desenrola poderá ser usada para renegociar dívidas de pequenos produtores rurais. A informação foi dada na segunda-feira (23) à noite pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após se reunir com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Segundo Haddad, Teixeira tinha pedido um programa de renegociação de dívidas de agricultores familiares. O ministro informou que a plataforma não poderá ser usada neste momento por causa da terceira fase do Desenrola, mas fez a promessa de estender a ferramenta tecnológica para os produtores rurais de menor porte.

Brasil exporta mais milho por dia em outubro

Foto: Divulgação

Ao longo de três semanas do mês de outubro, o Brasil embarcou 5.893.406,8 toneladas de milho não moído (exceto milho doce) para exportação, de acordo com o mais recente reporte da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Isso já representa 86,85% do total exportado em outubro de 2022 (6.785.069,5 toneladas). Com isso, a média diária de embarques nestes 14 primeiros dias úteis ficou em 420.957,6 toneladas, o que na comparação ao mesmo período do ano passado, representa elevação de 17,9% com relação às 357.108,9 toneladas do décimo mês de 2022. 

Com produtor assumindo riscos em MT, plantio de soja vai a 30%

Foto: Divulgação

O Brasil havia semeado 30% da área estimada para a safra de soja 2023/24 até a última quinta-feira (19), avanço de 13 pontos percentuais em relação à semana anterior, com produtores tomando riscos em Mato Grosso em meio ao clima irregular, avaliou nesta segunda-feira a consultoria AgRural. “Pela primeira vez nesta temporada, Mato Grosso tomou a dianteira entre os Estados, passando o Paraná. O forte avanço da semeadura mato-grossense, porém, foi feito diante de um aumento do risco trazido pela combinação de calor muito intenso e chuvas ainda irregulares”, pontuou.
 

Federação da Agricultura e Pecuária de MT é a favor da derrubada do veto ao marco temporal 

Foto:Ascom/Famato

Após o presidente Lula vetar trechos do projeto do marco temporal, a Famato se posicionou em nota que o veto vem contra a segurança jurídica do produtor rural e do setor responsável por mais de 24,8% do PIB brasileiro. A entidade afirma que continuará trabalhando e mantendo o foco nas medidas que geram resultados para a atividade. A federação continuará em parceria junto com a CNA, Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar Agro (IPA), bancada ruralista, deputados federais e senadores de MT favoráveis ao marco temporal, além de entidades que fortalecem as ações e medidas em todo o país, pela garantia constitucional ao direito de propriedade. 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE