28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal acontecerá na próxima quinta e sexta, em Rondônia
O evento acontecerá na capital rondoniense, Porto Velho, entre os dias 8 e 9 de agosto, com a participação de todos os nove governadores e secretários da região da Amazônia Legal.
O estado de Rondônia (RO) vai receber, entre os dias 8 e 9 de agosto, todos os governadores e secretários da região da Amazônia Legal – que abrange os sete estados da região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, RO e Roraima), além dos estados de mato Grosso (MT) e Maranhão (MA). O encontro marca a realização da 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Na pauta, serão abordados temas como agricultura, desenvolvimento sustentável, economia verde, governança fundiária, infraestrutura, meio ambiente, transporte, e segurança pública. O encontro também possuirá uma veia cultural, de modo que todos os estados engajados no processo possuem muitos fatores em comum. A união de seus representantes significa mais força coletiva, com vistas ao desenvolvimento regional.
Durante o Fórum dos Governadores haverá debates pertinentes ao Consórcio da Amazônia Legal com a presença de seus representantes, a diretora-executiva, Vanessa Duarte, e o secretário-executivo, Marcelo Brito, que também estarão presentes no evento.
Um dos detalhes do encontro é a setorização dos temas abordados. Ao todo, serão cinco câmaras setoriais e uma sala exclusiva para assuntos relacionados ao consórcio. Os debates acontecerão, de forma simultânea, no dia 8 de agosto a partir das 9h30 – horário local (10h30 em Brasília). Toda a programação do evento acontecerá nas dependências do Palácio Rio Madeira (PRM), sede político-administrativa do governo estadual, localizado na Avenida Farquar, 2986, no Bairro Pedrinhas.
Confirmaram presença os governadores de RO, Marcos Rocha (PL), anfitrião do 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal; Helder Barbalho (MDB), governador do Pará (PA) e presidente do Consórcio da Amazônia Legal; Gladson Cameli (PP), governador do Acre (AC); Wilson Lima (União Brasil), governador do Amazonas; Clécio Luis Vieira (Solidariedade), governador do Amapá (AP); Carlos Brandão (PSB), governador do MA; Mauro Mendes (União Brasil), governador de MT; Antonio Denarium (PL), governador de Roraima (RR); e Wanderlei Castro (Republicanos), governador do Tocantins (TO).